Como todos nós amantes do blues sabemos, trata-se de um ritmo musical surgido nos anos 30 nos EUA, pelos negros que trabalhavam nas plantações de algodão.Suas letras incluem na maioria das vezes, sutis sugestões ou protestos contra a escravidão ou maneiras de escapar dela.
O blues exerce forte influencia na música contemporanea, sua presença é notável em gêneros como o rock and roll, rhythm and blues, jazz, música country, e até mesmo na música clássica moderna.
AS ORIGENS:
O blues tem sua origem na África, onde a tradição pelo canto é passada de pai para filho, ou seja, o blues foi criado por músicos sem o "conhecimento teórico".Nos EUA o blues sempre esteve ligado a cultura afro-americana dos escravos de platações de algodão que cantavam para aliviar as longas e cansativas jornadas de trabalho.São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana.
A RAIZ DO DELTA:
Há inumeras versão para aquela que seria a primeira composição de blues, assim como o seu idealizador.Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues" W. C. Handy ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete.Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues.O primeiro nome a surgir como bluesman, foi Charley Patton, em meados da década de 20.Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Sylvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros.Porém foi na década de 30 que surgiu aquele que talvez é o mais conhecido bluesman de todos, Robert Johnson.Influenciado sobretudo por Son House e Willie Brown, Johnson viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, sendo que a sua data de nascimento não é totalmente precisa. Vitimado, segundo a lenda, por um whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes.[carece de fontes] Gravou 29 canções apenas, entre 1936 e 1937, porém consideradas alguns dos maiores clássicos de blues de todos os tempos.
No final dos anos 30 e inícios dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. E a partir de 1942 o blues sofre sua primeira grande "revolução" interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do lendário guitarrista T-Bone Walker. Certamente é deste nome que remonta as origens do formato consagrado do blues moderno, baseado na repetição 12 compassos da melodia base e com o solo totalmente livre do acompanhamento, (ou seja, o puro improviso) o que não ocorria até então já que o solista era na maioria dos casos também o responsável pelo parte rítmica instrumental. O que certamente tornou possível a T-Bone Walker ser o precursor do estilo clássico moderno do blues foram suas raízes no Jazz, que posteriormente imortalizariam a marca de seu Blues. Com a explosão do blues em Chicago e o advento da eletricidade na música, o blues atingiu um patamar novo, deixando de ser restrito a um pequeno grupo, para se tornar cultura popular no sul dos Estados Unidos.
O FAMOSO BLUES DE CHICAGO:
Em meados dos anos 40, ocorre uma imigração dos músicos para Chicago, o que já ocorria de uma forma mais escassa.Em meados dos anos 40, começa um período intenso de migração do delta do Mississippi para Chicago, que já ocorria há alguns anos, porém de forma mais escassa. A população negra do sul dos Estados Unidos, procurando fugir da repressão e das condições precárias de vida que lá encontravam, viram em Chicago um lugar para novas oportunidades. Os músicos de Blues que, por essa época, chegavam em grande número a Chicago, encontraram a eletricidade na música, o que possibilitou uma gama enorme de novas possibilidades e os permitiu alçarem vôos mais altos com sua música. Talvez o grande nome dessa nova fase tenha sido o de Muddy Waters, o primeiro a eletrificar todos os instrumentos de sua banda. Com seu blues carregado, poderoso e intenso, Muddy Waters é talvez, junto com Robert Johnson, a figura mais influente e popular do blues americano, sendo o primeiro bluesman a ter seu nome reconhecido fora dos Estados Unidos, sobretudo na Inglaterra, onde influenciaria posteriormente o surgimento de diversas bandas importantes como The Doors,The Beatles, Yardbirds e The Rolling Stones. Essa última inclusive teve seu nome baseado em uma música de Muddy Waters, Rollin' Stone. Waters compôs e/ou interpretou inúmeros clássicos máximos do blues como Baby Please Don't Go, I Can't Be Satisfied, Honey Bee e Hoochie Coochie Man, entre muitas outras. Sua importância no desenvolvimento do blues como gênero dominante no cenário mundial é tão grande que é necessário um capítulo à parte para descrever toda a sua obra.
Um grandioso nome do blues vem deste momento, aquele que é conhecido como o "o poeta do blues", Wille Dixon.Suas músicas tornam-se verdadeiros hinos da cultura bluesística.É dele a composição de um dos maiores clássicos, Hoochie Coochie Man, que se tornou famosa na versão de Muddy Waters. Entre outros clássicos estão You Shock Me, I Can't Quit You Baby, Little Red Hooster (composição em parceria com Howlin' Wolf), Spoonful e Back Door Man.
Também desta rica segundo geração do blues é Howlin Wolf, guitarrista e gaitista, tornou-se famoso pela sua voz rouca e um blues bastante swingado.Definiu um estilo impossível de não ser reconhecido, que influenciaria de forma marcante posteriormente músicos como Eric Clapton, Jeff Beck e Stevie Ray Vaughan. Suas parcerias com Willie Dixon renderam verdadeiras obras primas, além de composições conjuntas. Destaques para The Little Red Rooster e Howlin' For My Baby.
Impossível não deixar de citar outro grande mestre, John Lee Hocker, que se identificaria pelo seu Booggie, e seu estilo falado de cantar e seu estilo unico de se tocar guitarra, muitas vezes John Lee Hocker tocava apenas um acorde por música, criando assim um estilo inconfundivel e uma simplicidade jamais vista.
CONCLUSÂO:
O blues não foi marcante somente nos anos 30, 40 e 50, sua influência é carregada em bandas clássicas do rock and roll como: The Doors, Rolling Stones, Pink Floyd, Eric Clapton, entre outros grandes nomes da musica contemporanea.Esta maravilhoso gênero não é muito mais do que música, é sim uma forma de sentimentalismo muito simples, como notamos nas bases harmonicas e nos solos de guitarra ou gaita.
Blues acima de tudo não é para ser simplesmente ouvido, é para ser sentido, a música tem de entrar em sua alma, mexer com a sua percepção.Sinta, viva, interprete, blues é isso, simplicidade e sentimentalismo.
Marcus Vinícius Beck
O blues exerce forte influencia na música contemporanea, sua presença é notável em gêneros como o rock and roll, rhythm and blues, jazz, música country, e até mesmo na música clássica moderna.
AS ORIGENS:
O blues tem sua origem na África, onde a tradição pelo canto é passada de pai para filho, ou seja, o blues foi criado por músicos sem o "conhecimento teórico".Nos EUA o blues sempre esteve ligado a cultura afro-americana dos escravos de platações de algodão que cantavam para aliviar as longas e cansativas jornadas de trabalho.São evidentes tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho. Com os escravos levados para a América do Norte no início do século XIX, a música africana se moldou no ambiente frio e doloroso da vida nas plantações de algodão. Porém o conceito de "blues" só se tornou conhecido após o término da Guerra Civil quando sua essência passou a ser como um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana.
A RAIZ DO DELTA:
Há inumeras versão para aquela que seria a primeira composição de blues, assim como o seu idealizador.Diz a lenda que o autoproclamado "Pai do Blues" W. C. Handy ouviu este tipo de música pela primeira vez em 1903, quando viajava clandestinamente em um vagão de trem e observava um homem que tocava violão com um canivete.Daí teria surgido aquele que é dito como o primeiro blues da história, St. Louis Blues.O primeiro nome a surgir como bluesman, foi Charley Patton, em meados da década de 20.Posteriormente, na mesma época, surgiram nomes como de Son House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Sylvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros.Porém foi na década de 30 que surgiu aquele que talvez é o mais conhecido bluesman de todos, Robert Johnson.Influenciado sobretudo por Son House e Willie Brown, Johnson viveu pouco tempo, cerca de 27 anos, sendo que a sua data de nascimento não é totalmente precisa. Vitimado, segundo a lenda, por um whisky envenenado pelo marido de uma de suas amantes.[carece de fontes] Gravou 29 canções apenas, entre 1936 e 1937, porém consideradas alguns dos maiores clássicos de blues de todos os tempos.
No final dos anos 30 e inícios dos 40 surgiram as primeiras grandes bandas de blues, de Sonny Boy Williamson e Big Bill Broonzy. E a partir de 1942 o blues sofre sua primeira grande "revolução" interna com o soar das primeiras notas eletrificadas do lendário guitarrista T-Bone Walker. Certamente é deste nome que remonta as origens do formato consagrado do blues moderno, baseado na repetição 12 compassos da melodia base e com o solo totalmente livre do acompanhamento, (ou seja, o puro improviso) o que não ocorria até então já que o solista era na maioria dos casos também o responsável pelo parte rítmica instrumental. O que certamente tornou possível a T-Bone Walker ser o precursor do estilo clássico moderno do blues foram suas raízes no Jazz, que posteriormente imortalizariam a marca de seu Blues. Com a explosão do blues em Chicago e o advento da eletricidade na música, o blues atingiu um patamar novo, deixando de ser restrito a um pequeno grupo, para se tornar cultura popular no sul dos Estados Unidos.
O FAMOSO BLUES DE CHICAGO:
Em meados dos anos 40, ocorre uma imigração dos músicos para Chicago, o que já ocorria de uma forma mais escassa.Em meados dos anos 40, começa um período intenso de migração do delta do Mississippi para Chicago, que já ocorria há alguns anos, porém de forma mais escassa. A população negra do sul dos Estados Unidos, procurando fugir da repressão e das condições precárias de vida que lá encontravam, viram em Chicago um lugar para novas oportunidades. Os músicos de Blues que, por essa época, chegavam em grande número a Chicago, encontraram a eletricidade na música, o que possibilitou uma gama enorme de novas possibilidades e os permitiu alçarem vôos mais altos com sua música. Talvez o grande nome dessa nova fase tenha sido o de Muddy Waters, o primeiro a eletrificar todos os instrumentos de sua banda. Com seu blues carregado, poderoso e intenso, Muddy Waters é talvez, junto com Robert Johnson, a figura mais influente e popular do blues americano, sendo o primeiro bluesman a ter seu nome reconhecido fora dos Estados Unidos, sobretudo na Inglaterra, onde influenciaria posteriormente o surgimento de diversas bandas importantes como The Doors,The Beatles, Yardbirds e The Rolling Stones. Essa última inclusive teve seu nome baseado em uma música de Muddy Waters, Rollin' Stone. Waters compôs e/ou interpretou inúmeros clássicos máximos do blues como Baby Please Don't Go, I Can't Be Satisfied, Honey Bee e Hoochie Coochie Man, entre muitas outras. Sua importância no desenvolvimento do blues como gênero dominante no cenário mundial é tão grande que é necessário um capítulo à parte para descrever toda a sua obra.
Um grandioso nome do blues vem deste momento, aquele que é conhecido como o "o poeta do blues", Wille Dixon.Suas músicas tornam-se verdadeiros hinos da cultura bluesística.É dele a composição de um dos maiores clássicos, Hoochie Coochie Man, que se tornou famosa na versão de Muddy Waters. Entre outros clássicos estão You Shock Me, I Can't Quit You Baby, Little Red Hooster (composição em parceria com Howlin' Wolf), Spoonful e Back Door Man.
Também desta rica segundo geração do blues é Howlin Wolf, guitarrista e gaitista, tornou-se famoso pela sua voz rouca e um blues bastante swingado.Definiu um estilo impossível de não ser reconhecido, que influenciaria de forma marcante posteriormente músicos como Eric Clapton, Jeff Beck e Stevie Ray Vaughan. Suas parcerias com Willie Dixon renderam verdadeiras obras primas, além de composições conjuntas. Destaques para The Little Red Rooster e Howlin' For My Baby.
Impossível não deixar de citar outro grande mestre, John Lee Hocker, que se identificaria pelo seu Booggie, e seu estilo falado de cantar e seu estilo unico de se tocar guitarra, muitas vezes John Lee Hocker tocava apenas um acorde por música, criando assim um estilo inconfundivel e uma simplicidade jamais vista.
CONCLUSÂO:
O blues não foi marcante somente nos anos 30, 40 e 50, sua influência é carregada em bandas clássicas do rock and roll como: The Doors, Rolling Stones, Pink Floyd, Eric Clapton, entre outros grandes nomes da musica contemporanea.Esta maravilhoso gênero não é muito mais do que música, é sim uma forma de sentimentalismo muito simples, como notamos nas bases harmonicas e nos solos de guitarra ou gaita.
Blues acima de tudo não é para ser simplesmente ouvido, é para ser sentido, a música tem de entrar em sua alma, mexer com a sua percepção.Sinta, viva, interprete, blues é isso, simplicidade e sentimentalismo.
Marcus Vinícius Beck
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