O que está acontecendo com a nossa cultura?
Já se perguntou o que é cultura? Não? Cultura é tudo aquilo que o homem cria, ou seja, discos, livros, filmes, séries, jornais, revistas, uma boa amizade também é cultura, sabia? A cultura está diretamente envolvida em nossa vida, no simples ato de ouvir um disco, ou conversar com algum amigo, você está adquirindo cultura e também conhecimento. E nos dias atuais como está a sua cultura? Ainda estamos praticando?
A cultura ajuda a entender outros assuntos, por exemplo, 24 horas, clássica série da televisão vencedora de três EMMY, ela retrata o terrorismo, FRIENDS a melhor série cômica, que aborda temas, como o valor das boas amizades. Outro exemplo, livros, neles contém vários assuntos de extrema importância para a sociedade, ler algum livro do Karl Marx, ficara mais fácil de entender o capitalismo e seus vestígios na sociedade. Mas será que a nossa cultura continua a mesma? O que está acontecendo com os nossos discos, série e livros, será que existe algum relaxo em suas respectivas elaborações?
Nos anos 60, por exemplo, jovens foram as ruas e lutaram contra a ditadura,na musica, tinha a sensação do momento que era o rock and roll com: Bob Dylan, The Doors, Rolling Stones, The Beatles, enfim tudo aquilo era algo magnífico e também sensacional, pois hoje ninguém ainda consegue fazer algo próximo ao que foi feito nos dias atuais e o que é pior as pessoas estão se contentando cada vez mais com a nossa atual cultura, mas ela vale mesmo à pena? Não, pois qual é o conteúdo que uma musica de sertanejo universitário traz? Nenhuma, tanto em quesito instrumental como na letra também, já o rock, tinha uma mensagem e uma parte instrumental muito bem elaborado.
Os filmes também, antigamente, o cinema era produzido de modo diferente, assista algum filme de Federico Fellini, o maior cineasta, em todos os seus filmes tinha uma mensagem social, Charles Chaplin, em seu Tempos Modernos, naquela época já tinha uma visão dos dias atuais sobre o capitalismo, e o que é feito hoje? Filmes de ação onde o personagem principal mata todos e nunca morre? Qual a mensagem de um filme desses?
E na literatura não seria diferente, antigamente se lia Dostoievski, Carlos Drummond de Andrade, Nietzsche (que em vida não foi muito famoso, mas nos dias atuais são lidos e estudados por muitos nos mais respectivos cursos acadêmicos), Machado de Assis, Charles Baudelaire, entre outros. E hoje? É lido crepúsculo e as pessoas o consideram um clássico, e o que foi feito com a nossa cultura? Se você ler algum livro de algum desses autores e de outros verá que ganhará uma capacidade intelectual incrível, e vale à pena ressaltar que um livro desses foi escrito há anos atrás, porque nos dias atuais as pessoas não têm capacidade para escrever algo tão bom, e não deveria ser ao contrário?
O que está acontecendo com a nossa cultura, diante das grandes obras do homem e das mensagens, o que estamos fazendo hoje? O que mais me preocupa é que as pessoas adoram o que não é bom. Gostar do que é bom não é nostalgia, mais sim bom gosto.
Por: Marcus Vinícius Beck
Nenhum comentário:
Postar um comentário