15 de julho de 2011

Jim Morrison - Lizard King


  James "Jim" Douglas Morrison (Melbourne, Flórida, 8 de dezembro de 1943 — Paris, 3 de julho de 1971) foi um cantor, compositor e poeta norte-americano, vocalista da banda de rock The Doors. Foi o autor da maior parte das letras da banda.

Existia uma história que Jim Morrison gostava de contar : quando ele tinha quatro anos de idade, sua família viaja de caminhonete por uma estrada no Novo México, onde alguns índios velhos se suicidavam, deitando no asfalto. Esta cena imprecionou o jovem Morrison, e mais tarde ele diria a seus amigos que a sua caminhonete atropelou um destes índios, e sua alma passou para seu corpo. Esta estória é frequentemente usada ( inclusive no filme The Doors, de Oliver Stone ) para explicar por que Jim foi um dos mais carismáticos e mitológicos personagens da História do Rock'n'Roll quando fazia parte dos The Doors. "Ele era um xãman" disse Ray Manzareck, tecladista dos Doors

Jim cortou todas as comunicações com a família, chegando mesmo a queimar cheques que lhe mandavam. Tirando o facto de - no meio da Guerra do Vietname - ter um pai que comandava um porta-aviões não era bom para a imagem de ninguém, alguma inimizade pessoal parece também ter estado envolvida. Numa entrevista em 1969 Jim disse: "Os pais e parentes mais extremosos cometem homicídio com sorrisos na cara. Obrigam-nos a destruir a pessoa que somos na verdade: um homicídio muito subtil..."

Entretanto, Jim também se mudou do seu apartamento e vivia onde encontrasse uma cama: a maior parte das vezes em sofás e no chão de amigos. Em grande parte, tudo isto tinha provavelmente a ver com o facto de Jim querer "desaparecer" por uns tempos. Tendo deixado a universidade, podia ser chamado às forças armadas. Mudou-se para Venice Beach, vivendo de Junho até Agosto de 65 com Dennis Jakob, e depois nos telhados de um armazém. Um amigo mais tarde disse que no decorrer dos meses, Morrison tomava LSD "como quem comia rebuçados". O ácido era legal na altura, e Jim tinha andado a fumar marijuana e a beber no decorrer dos anos, por isso era inevitável experimentar ácido, cujas pessoas eram persuadidas a comprar por Timothy Leary e Richard Alpert que viam o ácido como a resposta para quase tudo. O ácido tem a tendência de fazer emergir aspectos escondidos na personalidade de uma pessoa (e nem sempre para o melhor); com Jim trouxe um insuspeito talento á superfície. Apesar de nunca ter tido grande afinidade por música ( apesar de ter tido lições de piano em pequeno, ele tinha pensado vagamente em ser escritor ou sociólogo), Jim "começou a ouvir canções". Parece que o ácido era praticamente tudo do que Morrison vivia nesse verão, o seu peso desceu de 160 libras para 135 libras, e os ossos da cara emergiram pela primeira vez. E nesse Agosto, no belo e quente verão de 1965, Jim Morrison deu de caras com alguém que tinha conhecido em UCLA: Ray Manzarek.

O que se passou depois deste encontro foi o nascimento da mais brilhante banda de sempre, The Doors. De 1965 até 1971, ofereceram-nos 6 álbuns com as mais belas, brilhantes e poéticas canções jamais ouvidas.
A biografia da banda estará disponível o mais brevemente possível

Jim Morrison morreu ao 3º dia de Julho do ano de 1971 em Paris, França. Tinha 27 anos de idade..

O estilo musical dos Doors era dark e inovador e, melhor de tudo, erótico. Na abertura do seu primeiro disco, em 1967, chamado de The Doors, Jim berrava "break on through to the other side". Os Beatles queriam pegar na sua mão ( I wanna hold your hand ). Os Stones queriam zoar a noite inteira ( Let's spend the night together ). E os Doors queriam acender seu fogo ( Light my fire ). A polêmica era grande, The End, uma parabola moderna de Édipo-rei, dizia "Pai, eu quero te matar/ Mãe, eu quero te comer " Isto chocou tanta gente que foi suficiente para banir o grupo de Los Angeles.

 


Download discografia dos Doors: http://www.heavymetalcenter.net/2010/07/doors-discografia-download.html

2 comentários: