Futebol - A arte dos pés


   Como todos os aficionados por este maravilhoso jogo, presto sempre a atenção ao jogo tático, como se fosse uma batalha de xadrez, na qual o mais inteligente vence, o futebol é isso, em um simples detalhe decide-se uma partida, com um passe desconserta-se uma defesa bem armada.Diante disso, meus olhos e os de todos que amam esporte depararam-se com um time que utiliza dos adjetivos citados acima, ver a seleção da Alemanha jogar me fascina.
    Meio campo simples e compacto, a Alemanha vem apresentando ao mundo um futebol moderno com velocidade e marcação de quase todos os homens da equipe, conciliando toques de bola clássico e com muita velocidade, volantes que jogam e ditam o ritmo do jogo, quem não queria contar em seus times com Schweinsteiger, ou Khdeira ? Mas não podemos deixar de fora o maestro do esquadrão alemão, Mesut Ozil, jogar alemão de descendência turca, que dá o toque de qualidade a equipe alemã.Ozil é o típico craque moderno mas com uma pitada clássica em seu estilo de jogo, unindo precisão nos dribles e qualidade nos passes, o cara ideal para o último passe.
   A seleção alemã faz apenas o simple para bater seus adversários, não precisa ganhar de 5x0 para mostrar-se um time sólido e preciso, vimos isso na primeira fase da UEFA Euro 2012, em que os alemães bateram os portugueses por 1x0, holandeses por 2x0 e por último para fechar chave de ouro sua brilhante campanha na fase de grupos, bateram os dinamarqueses por 2x1.Vale a pena ressaltar que o forte time europeu conquistou sua classificação com 100 % de aproveitamento para a Euro-copa, sem dúvida todo os colocam com sendo os principais favoritos ao título Europeu ao lado da também única e perfeita seleção Espanhola.
   Resta agora esperar até sexta-feira e vermos que os alemães reservam para os gregos, que diga-se de passagem é uma time muito sólido defensivamente mas com um ataque que pouco funciona, acredito que a Alemanha é sim favoritíssima no confronto, mas precisa voltar atenção para seu sistema defensivo que assustou no duelo contra a Dinamarca, no domingo na Ucrânia.
   Chegou a hora e chegou o momento, vamos apreciar o bom futebol alemão e esperar que Ozil jogue o que todos nós esperamos que possa jogar, afinal o cérebro da equipe precisa funcionar, senão o time não joga e aí sim a “zebra” pode pairar no céu da Polônia.


Marcus Vinícius Beck

___________________________________________________________________________________

Emoção a flor da pele


Na última quarta-feira, presenciei um fato histórico, não somente eu, mas todos os corinthianos, que quando se fala em Libertadores da América, fala-se em eliminação precoce  para o River Plate.Lógico que a emoção, o nervosismo tomaram conta dos meus sentidos e de todos os amantes do timão.
Jogo complicado, pegado, os argentinos esbanjando sua tradicional “catinba”, e sempre descendo a pancada nos jogadores corinthianos, até que Emerson Sheik começou a discutir com o argentino, tinha que dar um basta.
O Corinthians estava errando muitos passes, principalmente por parte de Ralf e Paulino, este último o cérebro do time, até que pintou um escanteio pelo lado esquerdo do ataque argentino, bola na cabeça de Santiago Silva “El tanque”, Chicão sem pensar duas vezes enfiou a mão na bola, o juiz preferiou a vantagem e Roncaglia livre abriu o marcador na La bombonera.Nesse momente milhares do corinthianos imaginavam o pior, o time não conseguia tocar a bola e o Boca Juniors seguia pressionando o time brasileiro, aparentava mais o Boca aumentar o placar do que o Corinthians em igualar.Todos os “bandos de loucos” começariam a temer o pior.
Mas a inteligência de Tite e a estrela de Romarinho mudaram o sentimentos de mais de milhões de corinthianos vibrados na televisão.A jogada começou com Riquelme sendo desarmado na meio-campo por Paulinho, que passou para Emerson dominando tirando da marcação, Romarinho entrou em velocidade e Sheik o serviu uma bola açucarada, com uma frieza incrível e irresponsabilidade que lembra dos craques, o jovem deu uma cavadinha sutiu por cima do goleiro.
No mesmo instante, nossos corações exalaram a felicidade, o sentimento de prazer por um empata que valeu mais do que muita goleada de 6x0.O futebol é belo, o Corinthians muito mais, salvou de um colapso os milhares do corinthianos de plantão.A decisão está aberta e o timão é o franco favorito para a volta em São Paulo, vamos meu timão, estamos a um jogo de mudarmos toda nossa história gloriosa de sofrimento e muita garra, nessa Libertadores da América.

Marcus Vinícius Beck

____________________________________________________________________________________

Que a justiça seja feita...


   Na quinta-feira o futebol surpreendeu todos os amantes do jogo bem jogado, a seleção Alemã consideradas por muitos como a grande favorita ao título da Eurocopa, foi eliminada trágicamente por uma Itália perigosíssima, em duas jogadas os italianos mataram o jogo.Os acompanhantes da Uefa Euro 2012 imaginavam e alguns até torciam por uma final de uma elegância entre Espanhóis e Alemãs, mas o futebol nos reservas surpresas únicas.
   Os italianos contaram com falhas difícil de se encontrar no time alemão, Ozil tentava as jogadas, mas quase sempre faltava o último toque, assim foi quando o meia alemão arrancou e deu um passe na frente entre os zagueiros para Miroslav Klose, acabou por chutar em cima do sensacional goleiro Buffon.A Itália não tinha nada a ver com as falhas alemãs, na primeira etapa Cassano fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na medida para Ballotelli que mandou um foguete para o gol de cabeça.Alemanha tentava, Toni Kroos arriscou um belo chute, mas novamente foi parado pelo goleiraço Buffon.
   O segundo gol dos italianos nasceu com passe de 30 metros de Montolivo, Phillip Lahm tentou fazer a linha de impedimento, se perdeu no lance e novamente Bollotelli marcou um golaço, sem chances para Manuel Neuer.Com 2x0 no placar a apática seleção alemã tentava, Hummels em cobrança de escanteio de Ozil, quase marcou, mas Buffon estava lá, no momento certo, na hora certa.Aos 46 minutos do segundo tempo, Khedira chutou e a bola foi de encontro com Balzeratti, batendo na sua mão, o arbitro do jogo assinalou pênalti, Ozil converteu, mas já era tarde demais.
   O futebol nunca tem razão, sempre era algo incerto, o que o torna a paixão de todos os seres humanos.Neste domingo a tarde a justiça foi feita, Espanha bateu a traiçoeira Itália, que sem brilho, sem sorte foi chacoalhada pelo fortíssimo e histórico time espanhol, que emplacou uma goleada épica de 4x0, com show de Andreas Iniesta.A terra da tourada conquistou a chamada triplece coroa, com o título da Euro 2008, Mundial de 2010, e a Euro 2012, apenas a seleção alemã conquistou esse feito, sendo campeão da Euro em 1972, Mundial em 1974, e chegou a final mas sem obter êxito na sua conquista pelo título.
   A Euro terminou, os amantes do futebol aguardaram a temporada européia começar.Quem assistiu irá se lembrar para sempre dessa Euro em que o mundo assistiu nascer um novo mito do futebol.
Andreas Iniesta foi o grande destaque da Euro, junto com Mesut Ozil e Andrea Pirlo, que comandaram suas seleção, arquitetando grande jogadas e estando entre os líderes de assistências do torneio, e exibindo classe em seus meios de campo.

Marcus Vinícius Beck
____________________________________________________________________________________

A América é nossa !!!


   Na madrugada desta quarta-feira tive um pesadelo, o Corinthians perdia o título para o Boca Juniors em pleno Pacaembu.Confesso que levantei-me de mau humor, e aquilo durante aquele dia todo não me saiu da cabeça, nada faria eu esquecer o tão aguardado jogo.
    Quarta-feira, dia 4 de julho de 2012, precisamente as 9:45 da noite, o Corinthians entrava nos gramados do Pacaembu para aquele que foi o seu jogo mais importante da sua história.A bola rola, e o jogo começa truncado, a partida não fluía e o espetáculo seguia tenso, confesso que fui guiado pela emoção, a razão já não fazia mais parte de min.
    Primeiro tempo apático sem grandes oportunidade de gol e muito faltoso e desleal por parte dos “catimbeiros”argentinos.Na segunda etapa o Corinthians tomou uma injeção de ânimo.
   Riquelme fez falta na direita se desentendeu com Tite e Alex cobrou para o meio da área argentina, Danilo fez a assistência de calcanhar(estilo Sócrates), para Emerson Sheik mandar para o fundo das redes.
   O boca seguia sem criar nada, estava mais para o Corinthians marcar o segundo que o Boca Juniors marcar o primeiro.
    O experiente Schiavi de 39 anos entregou o ouro em um erro infantil, de novo ele Emerson Sheik que não tinha nada a ver com isso foi lá e marcou o segundo gol corinthiano, o Pacaembú estremeceu alegria, quase 50 mil corinthianos tiraram um peso da garganta, senti-me mais leve, aquela tensão parecia já ter ido embora, minha alma já não estava mais sufocada.
   Enquanto o arbitro não encerrava o confronto, Emerson e Caruzzo travaram um duelo com direito a mordida nos dedos do brasileiros sobre o argentino, os dois passará o jogo inteirinho trocando xingamentos e tudo o mais.
   O arbitro pede a bola, Corinthians ganha sua primeira Libertadores da América e de forma invicta e sobre o tão “temido” Boca Juniors.Que título, que felicidade, mais uma vez sofrimento foi o que não faltou, mas o fim das contas valeu a pena cada segundo tenso olhando meu timão jogar.A América é nossa quer vocês queiram ou não, Corinthians é dono dela, a hegemonia é toda nossa, estamos esperando o Santos vir tira-la de nós.

Marcus Vinícius Beck

_____________________________________________________________________________________

Zinedine Zidane - A elegância e eficiência de jogar futebol...





   Assistindo a este vídeo, logo percebi que sou um previlegiado, eu vi Zidane jogar futebol !
   As crianças de hoje veem Cristiano Ronaldo jogar e já acham que ele é o melhor jogador de todos os tempos, joga muito, mas Zidane é mito, craque, sua perfeição é algo único, seus passes perfeitos e precisos, um jogador rarissímo de se encontrar nos dias atuais, craque craque das antigas.
   Zidane tinha o poder de entreter as pessoas, principalmente os amantes do futebol simples e muito, mas muito bem jogado, o Brasil que o diga...

Marcus Vinícius Beck

___________________________________________________________________________________


       Um caso raro de inteligência, tornaram Rui Costa um dos melhores meios campistas de sua geração.Seus dribles, seu potente porém preciso chute de fora da área eram uma das marcas do craque luso.
      Rui Costa era um dos casos e jogadores que difícilmente se encontrará, um verdadeiro camiso 10 nato, colocava as bolas aonde menos se espera.
      Sinônimo de classe e elegância, seus lançes ficaram marcados para sempre na cabeça dos torcedores de Milan e Fiorentina, que o idolatram de uma forma emocionante.Craque que é craque faz o futebol ficar bonito de se assistir, saudades desses fantasticos jogadores que infelizmente já deixaram os gramados, para a triste dos amantes do futebol arte.

Marcus Vinícius Beck
___________________________________________________________________________________



    Beleza, elegância e classe, esses são alguns dos adjetivos usados para descrever o futebol do craque alemão Mesut Ozil, jogador, nascido na Alemanha e de origem turca.
   Uma excelente capacidade para dribles e uma qualidade no passe curto nas situações mais complicadas, fazem de Ozil um jogador único, especialmente uniando as qualidades já sitadas com seu estilo de jogo solidário, sempre visando o adversário melhor posicionado.Como o mesmo diz, prefiro um passe do que um gol.

___________________________________________________________________________________

Para onde foi nosso futebol ?

   Assistindo ao jogo da seleção brasileira nesta última sexta-feira, logo deu-me um sono.O Brasil optou por um jogo que nunca foi nosso estilo.O que pensa o técnico Mano Menezes ? Não acham que ele já deveria ter pelo menos uma equipe formada para o copa do mundo ?
   Pois é, mas a realidade é totalmente diferente, um jogo chato, dando mais ênfase ao contra-ataque do que a bola de bola, que sempre foi nossa marca registrada, confesso que sinta um certa dor quando lembro da seleção campeã em 2002 no Japão e no Coréia do Sul.Para onde foi nossos craques dribladores ? Temos Neymar, que até joga bem mas prefere o chão do que ficar em pé, as vezes até acho que ele gosta de lá, não é ?
     Vamos abrir a cabeça CBF, a copa está aí e pelo jeito nosso grupo ainda não está pronto.Isso assusta os amantes do futebol bem jogador por muitos fatores, dentre eles o jogo práticado pelo time de Mano.Não passe de uma cópia mal feita dos times europeus, o que deixa muitos abismados, pois sempre tivemos nosso jogo e hoje já não é bem assim.Chega de pragmatismo Mano, queremos é futebol com classe e elegânica.

Marcus Vinícius Beck

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário