Guitarras Fender

                                                           Fender Stratocaster:




Introdução:



Fender Stratocaster - é um modelo de guitarra elétrica desenhada por Leo FenderGeorge Fullerton e Freddie Tavares em 1954, e fabricada continuamente até os dias de hoje.
Ficou famosa por ter sido a guitarra de Jimi Hendrix e Rory Gallagher nos anos 60.

História:

A Fender Stratocaster, também conhecida como "Strato" no Brasil, é um modelo de guitarra elétrica criada por Leo Fender, George Fullerton, e Freddie Tavares em 1954, produzida pela Fender Musical Instruments Corporation até os dias de hoje. O modelo apresentadouble-cutaway (recorte duplo), com o cutaway superior maior que o inferior para balancear o peso da guitarra. A Stratocaster é utilizada por vários guitarristas que ao longo da história gravaram diversos clássicos com o modelo. Juntamente com a Gibson Les Paul e aFender Telecaster, é um dos três modelos mais famosos de guitarra.
design da Stratocaster tem sido copiado e modificado constantemente. É possível ver muitos modelos parecidos ou até mesmo com o mesmo design de outros fabricantes de guitarra.
Originalmente, a Stratocaster era feita na cor Sunburst de 2 cores, num corpo de Ash, braço em Maple (Bordo) de peça única contendo 21 trastes, marcações estilo "bolinha" na escala e tarrachas Kluson até 1956, quando a Fender começou a utilizar Alder na produção dos corpos. Havia outras cores que não eram padrão e só eram feitas através de encomendas, até 1960. Esses modelos sob encomenda eram quase todos pintados com tinta automotiva produzida pela Dupont e encareciam a guitarra em 5%. O escudo de uma única camada, fixado com 8 parafusos permitiu que a parte eletronica dos captadores ficasse protegida (expondo somente o jack/conector fêmea) e proporcionando uma proteção prática já que para ter acesso à fiação dos captadores só é preciso retirar o escudo. Subsequentemente o design da Stratocaster (da Fender e das cópias de outras marcas) melhorou bastante o som e a qualidade do instrumento mas as Fenders antigas, ou vintages, ainda têm um valor bem alto no mercado, pois são raras e muitos músicos preferem otimbre dos instrumentos vintage.
O nome "Strat," apesar de ser registrado pela Fender Musical Instrument Corporation, é utilizado genericamente para se referir a qualquer modelo que remeta ao original, independente do produtor.
As cinco décadas da Fender Stratocaster inspiraram o jornalista Tom Wheeler a escrever o livro "The Stratocaster Chronicles", com fotos e depoimentos de designersexecutivos de empresas e músicos sobre o modelo de instrumento.
Entre os anos 1992 e 1995, a Giannini, indústria brasileira de instrumentos musicais, produziu sob licença da Fender americana (e sob um rigoroso controle de qualidade) um modelo de guitarra Stratocaster e outro dos baixos Jazz Bass. A linha ficou conhecida como Southern Cross. O grande responsável por isso foi Carlos Assale, que anteriormente já tinha sido responsável pelas primeiras guitarras dignas desse nome no Brasil: as guitarras Dolphin.

Caracterização Sonora:

As Stratocaster têm seu timbre "quack", caracterizado pela cavidade do trêmulo e sua parte/bloco de metal, sua madeira, seu corte, seus captadores e seu braço, mais longo do que as Gibson Les Paul e seu headstock (cabeça).
As madeiras usadas originalmente nas stratocaster são ash e alder, mas atualmente cópias feitas por luthiers e outras empresas englobam madeiras como marupácedropoplarfreijóbasswoodswamp ash e até mogno em alguns casos. Vale lembrar que a madeira e suadensidade alteram muito o timbre da guitarra, dando um som mais fechado com o cedro, ou mais brilhante com um ash (dependendo da densidade deste, que varia muito). O modelo padrão da Stratocaster possui três captadores (ponte, meio e braço) os quais podem ser combinados de 5 maneiras diferentes, proporcionando uma variedade enorme de timbres.

Na cultura Popular:

Além de ser uma das guitarras Fender mais famosas, a Fender Stratocaster é a guitar controller (Controle Guitarra) oficial do jogo eletrônicoRock Band e Rock Band 2 além de suas expansões Rock Band Track Pack I e Rock Band Track Pack II.

Usuários:

A "Strato" (seu apelido no Brasil) tem uma longa lista de fãs convictos:
  • Mark Knopfler, guitarrista do Dire Straits é mais um dos guitarristas mais apaixonados por Stratocasters, e se imortalizou com sua Fender vermelha. Knopfler diz ter composto a música Sultans of Swing para ela.
  • John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, tem uma grande coleção de guitarras Fender. Sua favorita (E a mais utilizada em shows) é uma Fender Stratocaster Sunburst.
  • Sérgio Dias dos Mutantes é um ávido fã das Strats, e até hoje, um dos motivos para o grupo não voltar é sua discussão com seu irmãoArnaldo Baptista sobre qual guitarra seria melhor: Fender ou Gibson.
  • David Gilmour, que sempre utilizou Stratocasters em larga escala, dentro e fora do Pink Floyd, possui em sua coleção uma em especial, de cor creme. Esta guitarra tem o número de série 0001, logo não é , nescessariamente, a primeira a ser fabricada pela Fender, mesmo assim, é uma das mais antigas (Em perfeita condição de uso) existentes, ela também tem outros fatores que a tornam especial, como a ponte, o plugdo cabo e os captadores em dourado, e por causa dessa coloração da parte elétrica, a guitarra, talvez tenha sido feita numa ocasião especial, ou para algum empregado da fábrica, e também está assinada no braço dela "TG.54", o que supostamente devem significar "Taddeo Gomez 1954" e no corpo está assinado à mão "Mary 9.28.54". Ele dificilmente a utiliza em shows devido a sua raridade, mas pode ser visto tocando com ela no Show comemorativo dos 50 anos da Fender Stratocaster em 2004.
  • Um grande herói da Fender Stratocaster foi o guitarrista Ritchie Blackmore do Deep Purple, considerado por muitos fãs até hoje como um dos melhores tocadores de um Fender Stratocaster que já existiu.







                                                                Telecaster:


Introdução:

Fender Telecaster, também conhecida como Tele, é uma típica guitarra elétrica de dois compartimentos, de corpo sólido construída pelaFender. O seu projeto simples, mas eficaz e seu som revolucionário inovou e criou tendências na fabricação de guitarra e na música popular. Inicialmente distribuída como Broadcaster no outono (primavera, no Brasil) de 1949, foi a primeira guitarra de seu tipo a ser produzida em uma escala significativa. Sua produção comercial pode ser traçada já em março de 1950, quando os modelos Esquire simples e com dois captadores foram vendidos pela primeira vez.

Construção:

A Fender Telecaster foi desenvolvido por Leo Fender em Fullerton, Califórnia em 1949. No período de aproximadamente entre 1932-1949, muitos artesãos e empresas experimentaram guitarras elétricas de corpo sólido, mas nenhuma teve um impacto significativo no mercado. A Telecaster de Leo Fender foi o projeto que, finalmente, colocou a guitarra de corpo sólido no mapa.
Na sua forma clássica, a guitarra é extremamente simples construído, com o pescoço e escala compreendendo uma única peça de maple, aparafusado para uma cinzas ou alder barato jigged corpo com uma superfície plana na parte da frente e para trás. O hardware inclui dois única bobina captadores controlada por um interruptor selector de três vias, e cada um de volume e tom controles. O pickguard é Celluloid (mais tarde de plástico), parafusado diretamente sobre o corpo, com cinco (mais tarde oito) parafusos. A ponte possui três ajustáveis selins, com cordas duplicou em relação a cada um. O violão rapidamente ganhou uma sequência, e logo outro, mais estabelecida guitarra empresas (como a Gibson, cuja Les Paul modelo foi introduzido em 1952, e mais tarde Gretsch, Rickenbacker, e outros) começaram a trabalhar em madeira modelos de corpo sólido de sua própria produção. Um grande cromado cobrir, muitas vezes chamado de "cinzeiro", foi montado sobre a ponte para melhorar a terra, mas isso raramente é visto como a maioria dos jogadores que dificulta encontrar seu estilo.
O original mudar configuração utilizados a partir de 1950 a 1952 permitiu seleção de pescoço captador com tons agudos corte na primeira posição (para uma bassier som), e do pescoço com a coleta normal tom na segunda posição. O terceiro parâmetro posição seleccionada a ponte captador com captador lotados no pescoço, dependendo da posição do segundo "tom" botão. O primeiro botão funciona normalmente como um mestre volume controle. Esta configuração não tem um certo tom controle botão.
Típico Telecasters modernos (como a versão americana Série) incorporam vários detalhes diferentes da forma clássica. Eles normalmente característica 22 trastes (em vez de 21) e haste treliça ajuste é feito no cabeçote final, em vez de terminar o corpo, que tinha exigido remoção do pescoço sobre o original (o Custom Shop Bajo Sexto Tele barítono foi o único Telecaster featuring um dois-octave 24-fret pescoço). 3-A ponte do selim original foi substituído por uma versão 6-sela, permitindo independente comprimento e altura ajustável para cada corda. A longa ponte sela parafusos permite uma vasta gama de posições para sela ponte entoação Sintonizaç. A ponte metálica carimbada placa foi substituído por uma planície, chapa plana, e cobrir a ponte aterramento (que, ao mesmo tempo ajudando com o aterramento, impede jogadores que gostam de silenciar cordas na ponte com o lado da palma da mão, e torna impossível para escolher o próximo selins para produzir os característicos Telecaster 'arranhar') foi descontinuado para a maioria dos modelos. Também diferente da original é a fiação: A 3-way toggle switch seleciona pescoço captador apenas na primeira posição, pescoço e ponte captadores juntos na segunda posição, ea ponte captador apenas na terceira posição. O primeiro botão ajusta o volume principal, o segundo é um mestre tom controle afectam todos os captadores.
Durante a CBS era na década de 1970, o estilo Telecaster corpo foi mudado para um novo "notchless" forma, com um menos pronunciado entalhe na parte superior bout bilontra onde cumpre o pescoço. O estilo notchless corpo foi descontinuado em 1982.
O shortlived Elite Telecaster de 1983 incorporou duas especialmente concebidos humbucking pickups alimentado por um circuito activo TBX caracterizando uma guitarra e um expansor MDX midrange detonadora com 12dB de ganho. Outras características incluídas Freeflyte hardtail uma ponte e die-cast Sintonizaç máquinas com pearloid botões. Esta guitarra foi uma das últimas CBS-era fenders a uma característica BiFlex treliça-haste sistema, baixo atrito EasyGlider seqüência árvores e activa eletrônica. Após a CBS Fender vendido a um grupo de trabalhadores liderados por Bill C. Schultz, em 1985, o Elite Telecaster, bem como os outros modelos Elite, deixou de ser produzido. Fender Japão fez a sua própria versão do Elite Telecaster em finais 1984, com um 22-fret pescoço com médio-jumbo fretwire e um moderno 9.5 "de raio.
Higher-end, como os modelos americano e Deluxe Plus Série Telecasters geralmente vêm com uma Stratocaster-como contorno corporal para tocar.
Hoje em dia ela é usada muito por artistas grunge, como Pearl Jam e Chris Cornell, ou apenas um Rock leve e Clássico com uma levada de Jazz ou Funk tais como Red Hot Chili PeppersU2The Rolling StonesAudioslave, entre outros. Também é utilizada pela banda de Mangue Beat (Uma variação do Rock, com várias influências musicais) Nação Zumbi, embora a mais amplamente usada seja a Gibson SG. Também o artista inglês Syd Barrett, membro fundador da banda Pink Floyd usava a Fender Telecaster. A artista canadense Avril Lavigne usa esse tipo de guitarra desde 2004 do seu lançamento do seu CD Under My Skin até agora.

Curiosidades:

A capa do captador da ponte das teles, conhecida no exterior como Ash Trey (cinzeiro) pode ser muito bonita visualmente, mas pode minar a tocabilidade, pois com ela, técnicas como o Palm Mute, na qual a palma da mão é colocada sobre as cordas com o intuito de abafá-las, não podem ser executadas. Por esse motivo a peça era retirada e usada como cinzeiro pelos guitarristas. Um dos poucos músicos que tocavam com ela sem problemas era Albert Collins, falecido bluesman americano, que tinha uma técnica toda particular de mão direita.
Nos idos de 1950 a Fender lançou um punico captador, na ponte, chamado Esquire, visando baratear o custo (Não há relação entre estas guitarras e a Squier, linha de produtos acessíveis da Fender).
Existe um acessório colocado na tele usado em música country chamado B Bender, que é um sistema onde a guitarra é escavada por trás, e tem um sistema que é liga a trava da alça e na corda B (si) e conforme a guitarra é empurrada para baixo a corda B muda de afinação, criando aquela sonoridade country de Steel Guitar.
O guitarrista Jim Root recebeu o prêmio em 2008 na categoria "Hottest Guitar" da revista britânica Total Guitar Readers Awards com uma Fender Telecaster.
As teles normalmente apresentam a possibilidade de se passar o encordoamento por dentro do corpo ou apenas fixo pela ponte. No caso do string though body (passar a corda por dentro do corpo), são obtidos mais sustain e graves no instrumento.
É uma prática comum acrescentar um captador no meio da tele para dar uma maior versatilidade de timbres, essa configuração é chamada de Nashville e existem modelos originais da fender que já vem com essa configuração. Esse nome foi dado porque era uma modificação comum pedida pelos músicos de Nashville. Apesar de ser o símbolo do country e tele é vastamente utilizada em outros estilos como o Blues (Albert KingAlbert Collins, etc…), Rock (Keith RichardsJohn FruscianteDavid Gilmour…) e até mesmo Jazz (Mike Stern…)

Universo Country:

Existem inúmeros guitarristas country com ótimos timbres, citarei apenas alguns por causa de espaço, então vou pelo meu gosto, e pela importância histórica, (desculpem antecipadamente os que deixarei de fora…)
James Burton, tendo tocado com Ricky Nelson e Elvis Presley é um ícone e precursor da linguagem de guitarra country, tendo participado em inúmeros trabalhos ao longo de sua carreira e influienciado inúmeros guitarristas do meio country atual. Reconhecido pela fender possui uma linha de guitarras signature com seu nome.
Brent Mason guitarrista número 1 de gravações em Nashville por muitos anos, gravou com quase todos os grandes artistas do meio country da atualidade, de Shania Twain a Alan Jackson. Possui uma técnica muito particular de mão direita.
Vince Gill, cantor e guitarrista,detentor de inúmeros prêmios e também conhecido por sua inúmeras parcerias, é um guitarrista de mão cheia, e possui, na minha opinião, um dos fraseados mais bonitos e elegantes dentro do estilo country.
Brad Paisley, artista, cantor e guitarrista da nova safra, possui uma técnica absurda presente não só em suas músicas instrumentais como em seus temas cantados mais comerciais.
Jerry Donahue, Will Ray e John Jorgenson, não só consagrados por suas carreiras individuais, cito-os aqui pelo trabalho no Hellecasters, um trio de guitarras instrumental com forte influência country reverenciado pelos grandes músicos não só do meio country.
Toninho Mesquita, guitarrista country brasileiro que revolucionou a forma com que a música sertaneja via a guitarra Telecaster. Atuou de forma célebre nos maiores shows de rodeios de seu país e deixou sua marca em gravações que se imortalizaram através das vozes de artistas renomados.Dono de um fraseado impecável, segue a linha de Albert Lee com disciplina e rigor tecnico.
Danny Gatton mesmo com sua morte prematura levou as tecnicas de country alem das fronteiras com outros gêneros, dono de um fraseado impressionante.

Telecasters de outras marcas:

Hoje em dia inúmeras marcas fazem cópias da telecaster, tanto fabricas nacionais como estrangeiras, e mesmo luthiers que fazem guitarras sob encomenda.
A indústria asiática vem apresentando melhora contínua em sua qualidade e hoje em dia é possível se encontrar instrumentos bastante honestos nas faixa de R$800,00 como as Sx (Shelters) e Condors por exemplo. As fabricas nacionais também oferecem opções como a Tagima, também nessa faixa de preço. As guitarras squier by fender, série california, também apresentam uma qualidade honesta e excelente relação custo x beneficio, mas cuidado com a série Bullet pois a qualidade das madeiras selecionadas para sua confecção deixa a desejar.
No caso de uma guitarra de luthier, os preços são mais altos, porém existem possibilidades de se configurar a guitarra de forma personalizada. Para alguém com certa experiência e que sabe o que quer pode ser uma boa opção. Os preços variam bastante de acordo com o Luthier e o nível de peças utilizadas, começando por volta de R$1500,00 indo até onde a imaginação deixar.
Com relação às fenders, deve se ter bastante cuidado, existem fenders feitas em todos os lugares do mundo, dos EUA a Coréia, passando por Japão e México, até no Brasil já foram feitas (pela Giannini, sob licença conhecidas como Fender Southern Cross, mas foram produzidas stratos e não teles por aqui), sem falar nas atuais Squiers, sub-linha da Fender.
Os preços variam bastante assim como a qualidade. Inclusive a qualidade varia também dependendo do período que o instrumento foi fabricado. Boas dicas são as Fender Japonesas, que costumas ter a melhor relação entre custo e benefício.
Existem ainda ótimas opções de instrumentos usados de uma certa idade que não chegam as ser classificados como vintage (instrumentos colecionáveis de alto valor), mas são ótimas opções custo benefício, como Fernandes, Hurricane, Schecters e outras.






Modelos:

Em consonância com outros modelos Fender distingue linhas de produtos fabricados em diferentes locais. Norma'e'Clássico modelos são fabricados fora dos Estados Unidos, enquanto modelo linhas fabricadas nos Estados Unidos, são denominadosamericanoebem como edição especiale'Highway One modelos.
A top-of-the-line American Deluxe Telecaster (introduzido em 1998 e atualizado em 2004) apresenta um par de Samário Cobalto captadores de ruído e do S-1 switching sistema. Modelos feitos antes de 2004 incluiu duas Fender Vintage silencioso Tele single-coils e 4-bolt pescoço fixação. Outros aperfeiçoamentos incluem uma vinculados contornos alder ou cinzas corpo e um Abalone dot-incrustada ácer pescoço com rosewood ou maple escala de 22 trastes médio-jumbo, esmagados escala bordas, e altamente detalhados e porca fret trabalho. A American Deluxe Telecaster HH esportes uma escala ébano, acolchoado ou flamed maple top e um par de humbuckers Enforcer com a S-1 switching. A Fishman Powerbridge foi brevemente apresentado no American Deluxe Telecasters feita a partir de 2000 a 2001. Fender oferece actualmente a Fishman ponte sobre o mexicano-fabricados Série Deluxe Nashville Tele guitarra.
O americano Série modelo utiliza dois captadores single-coil com DeltaTone sistema (com um alto débito ponte e um captador inverter-ferida pescoço captador). Outras características incluem um pergaminho pickguard, não-alder folheadas ou cinzas órgãos e laminados escala arestas. Houve também SH e HH guitarras com Enforcer humbucking pickups e S-1 switching, que estreou em 2003, têm sido descontinuado em 2007. A partir de 2008, todos os American Standard Telecasters veio com um reconcebido Tele ponte com estilo vintage-fletida aço selins.
A American Nashville B-Bender guitarra é modelado após o pessoalmente personalizadas de alguns dos instrumentos Nashville's melhores jogadores, caracterizando uma Fender / Parsons / Verde B-Bender sistema, duas americanas Tele single-coils ( pescoço, ponte), um único Texas Especial Start-coil (meio) e cinco-way "Strat-O-Tele" captador comutação. Ideal para o país dobra de aço e guitarra glisses, Tele este está disponível somente com uma escala maple.
O Ash Telecaster American Series é baseada na'52 vintage reemissão. Possui um corpo de cinzas, uma peça de maple pescoço / escala com 22 trastes e dois Modern Vintage Tele single-coil pickups.
O Custom Classic Custom Shop Telecaster é a versão americana da Tele guitarra, com um par de Clássicos e Twisted única de rolos na ponte e pescoço posições, bem como um mecanismo de controlo placa. As versões anteriores feitas antes de 2003 apresentou um americano Tele single-coil emparelhado com dois captadores Texas Especial Iniciar e 5-way switching.
The Highway One Telecaster (introduzido em 2003) apresenta um par de distorção-friendly Alnico III single-coils, super-dimensionados trastes, Greasebucket circuito e 70 styling (desde 2006). O Texas Telecaster esportes um pedaço 1-maple pescoço / fretboard moderna com um 12 "de raio e 21 trastes jumbo, sólido corpo cinza e um par de Hot Vintage pickups.
O moderadamente-priced Standard, Deluxe e Classic Tele guitarras são feitas no México, o Japão ea Coreia. Cada um destes instrumentos tem uma característica definir o que os torna um valor acessível para qualquer orçamento.
Artista Série Telecasters têm características favorecido pela mundialmente famosa Fender endorsees James BurtonJohn 5Muddy WatersJim Root, G. E. Smith, Joe Strummer e Jim Adkins. Artista modelos personalizados são apresentados na Fender Custom Shop, ligeiramente diferentes qualidade e construção-sábios, os seus preços são muito superiores as pradrões.


                                                              Jaguar:



Fender Jaguar - é uma guitarra elétrica que foi introduzida no mercado em 1962.
Se os designers da Jaguar pretenderam criar um instrumento para tocar Surf music ou se foi uma tentativa de posicionar a nova guitarra no mercado jazzístico (como foi o caso de sua predecessora, a Jazzmaster), [1] isso ainda é um assunto em discussão entre seus fiéis aficcionados.
De qualquer forma, a Jaguar rapidamente conquistou um lugar na então emergente cena da Surf music, unindo-se aos modelos já associados ao estilo musical, a Jazzmaster, a Mosrite [2] e a Stratocaster.
Ela voltou a se popularizar no inicio dos anos 90 utilizada por muitas bandas de rock da época como NirvanaTeenage FanclubSwervedriver,[3] Curve, etc.
Seu design e beleza foi eternizado na capa do renomado disco "Loveless" (1991) do My Bloody Valentine, considerado por muitos críticos um dos melhores discos daquela década.

                                                             Mustang


Introdução:

Fender Mustang é uma guitarra elétrica da Fender Musical Instruments Company, introduzida em 1964 como linha estudante, composto pela Musicmaster e Duo-Sonic. Produzida até 1982 e re-introduzida em 1990, ganhou status de cult graças ao seu uso por Kurt Cobain do Nirvana. Tem o maior valor colecionável entre as guitarras de escala curta da Fender.

História:

Em agosto de 1964, foi lançada uma nova guitarra chamada Mustang, um modelo econômico visando estudantes de música mais avançados. Tinha estilo próximo a Musicmaster e Duo-Sonic, que foram redesenhadas aproventando-se o corpo da Mustang. A escala curta podia ser de 22,5 ou 24 polegadas, ou seja, o braço era mais curto que na famosa Stratocaster. Em 1982 a Fender encerrou a produção da Mustang, o que tornou as fabricadas nesse período muito valorizadas entre colecionadores. A Mustang ganhou status cult no início dos anos 90 com Kurt Cobain, que a tinha como guitarra favorita. Aproveitando a popularidade crescente a produção foi retomada na fábrica no Japão.

Hardware:

A Fender Mustang possui 2 captadores single coil (bobina simples) angulados com seletores individuais, um controle de tom e um de volume. Os seletores permitiam usa-los em série ou em paralelo, e também fora de fase. A ponte utilizada é chamada de Fender Dynamic Vibrato , que é uma ponte do tipo flutuante, que permite o vibrato

Famosos:

Alguns músicos famosos que já utilizaram a Fender Mustang



                                                     

                                           Jag-Stang



A Fender Jag-Stang é uma guitarra elétrica projetada por Kurt Cobain, da banda Nirvana, pretendida como uma mistura de duas guitarras elétricas da Fender: a Jaguar e a Mustang. Cobain propôs sua idéia do instrumento para a Fender, resultando em dois protótipos para canhotos construídos pelo então construtor chefe da Custom Shop, Larry L. Brooks, das quais uma foi tocada pelo próprio Cobain.
Foi dito que o instrumento precisou de muitos ajustes antes que Cobain estivesse satisfeito, e que foi enviado de volta para a Fender para reparos antes que Cobain antes de ele levá-la consigo no tour pela Europa do álbum In Utero em 1994, do qual a guitarra mal foi tocada ao vivo. Muitos acreditam que Cobain estava no fim das contas insatisfeito com o resultado e por isso nunca completou as revisões do seu instrumento antes da sua morte em 1994.
O protótipo Jag-Stang teve um captador especial da Fender Texas no braço e um DiMarzio H-3 na ponte. (O humbucker H-3 não está disponível como um produto individual, mas o mais próximo sonoramente é o captador DiMarzio DP158). A produção da Jag-Stang incluiu um captador single coil de "estilo vintage" e um humbucker de "estilo especial", cada um com o seu próprio interruptor, o qual o músico pode mudar entre "ligado", "desligado" e "fora-de-estágio". Ela emprega a ponte "Dynamic Vibrato" da Mustang, e como ambas de suas antecessoras, ela tem um braço curto de 24" (uma réplica exata do braço favorito de Cobain, de uma Fender Mustang). Já houve críticas sobre a qualidade dos captadores e da total falta de perfeição da Jag-Stang, mas muitos donos provam que isso faz da guitarra unica e de um jeito e resumem a mentalidade grunge do seu inventor. Além disso, muitos têm subsequentemente modificado a guitarra de modo que se percebam resultados impressionantes.
Originalmente produzida no outono de 1995, após a morte de Kurt Cobain, a Fender do Japão reeditou a Jag-Stang dois anos após o cancelamento de 2001 devido à uma demanda popular. A Fender novamente descontinuou a importação da Jag-Stang do Japão a partir de Maio de 2006. A Jag-Stang de cor azul sônica de Kurt Cobain foi dada ao integrante da banda R.E.M Peter Buck, por Courtney Loveapós a morte de Cobain. Ele pode ser visto tocando-a (modificada para destro) no clipe musical "What's the Frequency, Kenneth?". Mike Mills, também do R.E.M., toca a mesma guitarra durante a música "Let Me In", a qual é um tributo à Kurt Cobain. Um exemplo disso pode ser visto no DVD deles, "Road Movie".


Jazzmaster:

Fonte: Wikipédia