3 de junho de 2011

A razão filosófica


                                                         Razão Filosófica
                Tem-se a idéia que o filósofo é aquele que divaga em questões abstratas, desconectadas da vida cotidiana com um discurso que não diz respeito aos interesses da maioria. No entanto, podemos questionar: até que ponto o saber filosófico não tem utilidade?
Em nosso dia-a-dia formulamos uma série de opiniões a respeito de tudo que nos cerca e o filósofo tem a incumbência de questionar essa realidade das aparências, com o seu saber filosófico.
A Jônia foi o berço dos primeiros filósofos, mais especificamente em Mileto. De acordo com os próprios gregos os inauguradores do pensamento racional foram: Tales, Anaxímenes, Anaximandro, Platão, Sócrates.  A filosofia nasceu do exercício racional na busca de uma ordem do mundo ou do universo, buscou referencial na matemática, na astronomia e, aos poucos definiu seus limites e suas características próprias.  
O método filosófico visa explicitar a relação entre particular e universal com o intuito de conceituar e ampliar a compreensão do homem no mundo, muitos filósofos possuem esse conhecimento, como: Nietzsche, Marx, Foucault entre outros.
Enfim digamos: “O filósofo é o homem que pergunta de modo radical, isto é, busca a raiz, o significado mais fundo de todas as coisas.”


Por: Marcus Vinícius Beck

Nenhum comentário:

Postar um comentário