12 de julho de 2011

Genesis - Biografia

 
No decorrer de mais de 20 anos de carreira a banda Genesis foi representante entre as melhores e mais influentes bandas do rock progressivo da década de 70, se tornando aos poucos, no decorrer da década de 80, mais uma entre tantas outras bandas de rock pop que infestam as rádios e MTV. Embora os últimos passos de sua carreira não tenham sido dos mais gloriosos a sua importância na evolução do rock foi inegável.
A primeira formação da banda contou com Tony Banks (teclados), Peter Gabriel (vocal), Anthony Phillips (guitarra, que logo seria substituído por Steve Hackett), Mike Rutherford (guitarra) e Chris Stewart (baterista que logo após a formação da banda seria substituído por John Silver) todos estudantes da Chaterhouse British School. Logo abandonariam a escola para se dedicar exclusivamente à banda, conseguindo um contrato com a Decca Records para lançar seu primeiro disco, "From Genesis to Revelation" em 1969. Logo após o lançamento deste primeiro disco assumiu a bateria John Mayhew que sairia logo após a gravação do segundo disco, "Trespass", para ser substituído por Phill Colins.
Com a nova formação lançaram em 1972 o terceiro disco, "Nursery Cryme" e passaram a desenvolver em palco uma performance teatral multimídia (visual e sonora) que era uma das marcas das primeiras bandas progressivas. Peter Gabriel se apresentava com maquiagem e máscaras, recitando poemas e narrando contos entre as músicas.
Apenas com o quarto álbum, "Foxtrot", de 1972 e o primeiro registro ao vivo ("Genesis Live" de 1973) conseguiriam uma boa repercussão e vendas em seu país natal. "Selling England By The Pound" de 1973 seria o primeiro disco a alcançar o mercado americano, sendo que desde então todos os álbuns da banda foram sucessos absolutos de vendas.
A esta época o estilo do Genesis já havia evoluido e se classificava entre bandas de rock progressivo, marcadas por arranjos musicais complexos, conceitos que uniam várias músicas de um mesmo álbum e letras profundas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário